DEGA CALAZANS
Dega Calazans nasceu na cidade de São Paulo, músico, cantor e compositor começou sua carreira na década de 70, onde participou de vários festivais e movimentos musicais, inclusive compondo e produzindo vários jigles, vinhetas e trilhas musicais. Suas canções têm uma mistura de música rural e urbana, refletindo todas influências musicais que recebeu.
Em 1995 lançou seu primeiro álbum – “PRAZER” com a produção e arranjos de Natan Marques e com participações especiais de Jane Duboc, Renato Teixeira, Lula Barbosa, Oswaldinho do Acordeon, Leticia Ivo, Edson Montenegro, Ari Costa, Sylvinho Mazucca, Maguinho, André Marques, Vinícius Dorin, Celso Pixinga, Tavinho Moraes, Nahor Gomes, Francois Lima, Celso Marques, Chacalzinho, Paulo Padilha, Cassio Polletto, Carlão Andrade, entre outros.
Dega Calazans lançou em 2008 o álbum – “PEQUENO APRENDIZ” onde viajou por vários caminhos da Música Popular Brasileira, mostrando suas influências musicais de uma maneira aberta e despreconceituosa, apresentando composições com ritmos diversificados.
O álbum PEQUENO APRENDIZ, que é um trabalho acústico, teve a participação de músicos de primeira linha sob a batuta de Natan Marques: violão, guitarra – Toninho Ferragutti: acordeon – Marisa Silveira: cello – Papete: percussão – Cláudio Rocha: baixo, e Dega Calazans: violão e voz.
Em 1995, Dega Calazans fez parte de um trio com Natan Marques e Carlão Andrade, onde executavam músicas autorais.
Atualmente (2020), Dega Calazans faz parte do grupo “BEBERICANTO”, com Natan Marques, Lula Barbosa e Carlão Andrade.
Dega Calazans sofreu influências de grandes nomes da música internacional e brasileira:
Internacional:
O seu ídolo maior é EARL KLUGH, um dos violonistas/guitarristas mais doces e com um toque leve e singelo, e que por sinal compôs uma linda canção para ele denominada “Leves Toques”, em parceria com Thais Andrade, que está no CD “Prazer”, e foi interpretada por Jane Duboc.
Larry Carlton, Dave Grusin, Lee Ritenour, são outros músicos que influenciaram nas composições de Dega Calazans.
No Brasil:
É fã incondicional do mestre Tom Jobim, com suas canções maravilhosas, harmonias ricas e de um extremo bom gosto. Também teve influência de João Bosco, Djavan, Tim Maia, Cassiano, e outros.
No CD “Pequeno Aprendiz”, que dedicou a sua família, compôs algumas músicas rurais especialmente para o seu pai Francisco Calazans, que nasceu numa cidade do interior de São Paulo chamada PARAIBUNA. As músicas Zé Ruivão e Meu companheiro, relembram a infância de seu pai.
Dega Calazans, com formação acadêmica em Direito, divide sua vida entre composições e seu lado profissional voltado às causas jurídicas notariais e registrais.